sábado, 18 de julho de 2009

PADRÃO DA RAÇA


APARÊNCIA GERAL: cão de constituição potente e larga, indicando força e agilidade.
UTILIZAÇÃO: eram usados para capturar o gado selvagem, participando de tropeadas, sempre capturando o boi fujão. Participavam nos matadouros, sempre segurando o boi bravo quando necessário. São cães de grande versatilidade possuindo características de guardião e de combatente bastante equilibradas. São cães selecionados na lida "paus para toda a obra", guardando a casa do tropeiro como também a carreta e o seu cavalo, onde jamais alguém chegava se houvesse um Bulldog deitado observando. Além disso, ainda servem de pastor e para derrubar um boi desgarrado. Conviviam em matilhas, respeitando a vontade de seus donos, que era de que não brigassem entre si.
TEMPERAMENTO: É um cão extremamente versátil, com características de guardião e combatente. Destaca-se pela fidelidade ao dono, ama as pessoas que fazem parte do seu dia-a-dia e tem extrema coragem. Um cão de fácil adaptação; late pouco, é tranqüilo, desconfiado e ciumento. Seu temperamento é de vigilante tranqüilo, com acentuado espírito de luta e companheirismo. De fácil convívio com as crianças (nunca se soube de um Bulldog Campeiro que tivesse mordido uma criança). Aceita totalmente o controle do dono ao qual é submisso e fiel como uma sombra.
CABEÇA: larga, com fortes maxilares.Crânio: bastante largo e alto.Focinho: curto e largo com aproximadamente 1/3 do comprimento do crânio. Não curto como o atual Bulldog Inglês, nem tão comprido como o Bullmastif.Orelhas: pequenas, pendentes, ou viradas para trás, implantadas no alto.
OLHOS: ovalados. O mais escuros possível. LÁBIOS: um pouco pendentes, com bochechas arredondadas.
MAXILARES: mordedura forte com acentuado prognatismo.
PESCOÇO: de comprimento moderado e muito forte.
MEMBROS ANTERIORES:Ombros: largos, musculosos e oblíquos.Aprumos: membros vigorosos, antebraço bem desenvolvido e de linha levemente inclinada, de ossos fortes e retos. Patas: levemente viradas para fora.
MEMBROS POSTERIORES: musculosos; coxas bem desenvolvidas, que indicam vigor e atividade. Jarretes: moderadamente angulados.
CORPO: Membros: Vigorosos.Dorso: moderadamente curto, com linha ascendente até a garupa.Peito: amplo, de espessura notável.Costelas: bem arqueadas. Antebraços: bem desenvolvidos e de linha levemente inclinada de ossos fortes e retos.Patas: levemente viradas para fora.
CAUDA: normalmente o Bulldog Campeiro já nasce com a cauda mais curta e torta.
PELAGEM: lisa, de textura média (nem muito macio nem muito duro). Pêlo curto. Todas as cores são permitidas. A predominância é do dourado ou tigrado, sólido ou com branco. Já existiram Bulldogues Campeiros totalmente brancos (não é bom para a lida ao sol).
TALHE: Altura: a altura ideal é de: 48 cm a 58 cm. PESO: de 35 Kg a 45 Kg aproximadamente.
FALTAS: qualquer desvio dos Termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
OBSERVAÇÕES: O Bulldog Campeiro é um cão extremamente rústico que não apresenta problemas de saúde comuns do Bulldog Inglês.O Bulldog Inglês e o Bulldog Campeiro são duas raças com funções distintas. O Inglês tem uma aparência maravilhosa, é um cão de companhia e ótimo para apartamento. O Campeiro é um cão para guarda e trabalho.
NOTA: os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário